Com o objetivo de atender aos dispositivos legais, a taxa de empréstimos da Fapa foi alterada no último dia 01 de abril, de 1,0% para 1,3% ao mês.
A nova taxa passou a ser aplicada tanto para os contratos novos de empréstimos, quanto para os que já estavam em vigência, conforme previsto no item 4.3.1 do Regulamento de Empréstimos.
De acordo com o diretor presidente da Fapa, Celso Andretta, a medida foi necessária para cumprimento da legislação em vigor que determina que, a taxa aplicada não possa ser inferior à meta atuarial do Plano, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) + 4,5% ao ano.
“O percentual de 1,0% cobrado até o final de março, não estava aderente a nossa meta atuarial. Considerando que parte da meta é estabelecida em função de índice inflacionário, e que a inflação tem sido extremamente pressionada, o ajuste foi necessário para alinhamento ao dispositivo legal,” destaca.
Segundo Andretta, a Fapa continuará acompanhando o mercado para avaliar a necessidade de novos ajustes, a fim de manter a taxa aplicada coerente tanto com as disposições legais quanto à realidade da Fundação.
“Caso haja qualquer oscilação, tomaremos as medidas necessárias para que não haja impacto negativo na cota dos participantes,” conclui.