Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

Taxa de Empréstimos da Fapa é alterada para ficar aderente a meta atuarial

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Com o objetivo de atender aos dispositivos legais, a taxa de empréstimos da Fapa foi alterada no último dia 01 de abril, de 1,0% para 1,3% ao mês.

A nova taxa passou a ser aplicada tanto para os contratos novos de empréstimos, quanto para os que já estavam em vigência, conforme previsto no item 4.3.1 do Regulamento de Empréstimos.

De acordo com o diretor presidente da Fapa, Celso Andretta, a medida foi necessária para cumprimento da legislação em vigor que determina que, a taxa aplicada não possa ser inferior à meta atuarial do Plano, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) + 4,5% ao ano.

“O percentual de 1,0% cobrado até o final de março, não estava aderente a nossa meta atuarial. Considerando que parte da meta é estabelecida em função de índice inflacionário, e que a inflação tem sido extremamente pressionada, o ajuste foi necessário para alinhamento ao dispositivo legal,” destaca.

Segundo Andretta, a Fapa continuará acompanhando o mercado para avaliar a necessidade de novos ajustes, a fim de manter a taxa aplicada coerente tanto com as disposições legais quanto à realidade da Fundação. 

“Caso haja qualquer oscilação, tomaremos as medidas necessárias para que não haja impacto negativo na cota dos participantes,” conclui.

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

freepik

Pesquisa da Fiocruz avalia síndrome da Covid longa

Metade das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentam sequelas que podem perdurar por mais de um ano. Essa é uma das constatações de um estudo longitudinal, desenvolvido pela Fiocruz Minas, que avaliou os efeitos da doença ao longo do tempo.

Veja mais
calculadora

Juros do Cheque Especial: Como Calcular?

Seria muito pesado chamar o Cheque Especial de “vilão” disfarçado de “bom moço”? Pense bem antes de atirar pedras. Afinal de contas, ele está ali sempre à disposição, mas é o crédito mais caro de todos. Perigoso, não é? Se você quer aprender como saber os juros do cheque especial e como sair dessa situação, continue aqui!

Veja mais

O que você está procurando?