Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

Relatório SURPC aponta redução significativa no número de EFPC

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Um levantamento da Subsecretaria do Regime de Previdência Complementar (SURPC) apontou que de dezembro de 2012 a agosto de 2021, o número de entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) diminuiu de 337 para 275. Essa redução pode representar um indicativo sobre a tendência futura para as entidades de menor porte como a Fapa.

Os dados fazem parte da última edição do Relatório Gerencial de Previdência Complementar, divulgada em agosto. A publicação do relatório da SURPC é bimestral e apresenta as principais informações das Entidades Fechadas e Abertas de Previdência Complementar (EAPC e EFPC) com a finalidade de monitorar e acompanhar a evolução das entidades e seus planos de benefícios.

De acordo com o relatório, o movimento de redução no número de entidades e relativa estabilidade na quantidade de planos de benefícios pode ser justificada por uma tendência dos patrocinadores e instituidores das EFPC, de aderirem aos planos de benefícios já existentes, o que proporciona ganhos de escala e menores custos administrativos.

Quanto ao patrimônio total das EFPCs, o relatório aponta, que chegou a R$ 1,13 trilhão, ao final do 4º bimestre de 2021, o que representa crescimento de cerca de 8,6% em comparação com dezembro do ano passado, quando alcançava R$ 1,04 trilhão.

Tendência de redução de taxas – Ainda de acordo com o levantamento, as taxas médias estão em processo de redução nos últimos anos, o que demonstra aumento da eficiência na gestão dos planos. As taxas de administração médias caíram de 0,34% em dezembro de 2014 para 0,27% em agosto de 2021. Já as taxas de carregamento médias saíram de 3,7% em dezembro de 2015 para 2,9% em agosto de 2021.


Clique aqui para acessar o relatório na íntegra.

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

fapa_e-semear_relatorio_mobile

Confira na edição nº 71 do Informativo E-Semear:

Confira na edição nº 71 de Novembro do E-Semear da FAPA.
– Comunicado: Informações relativas a nova regra da Receita Federal quanto a declaração de Dependentes de IR e sua transmissão via EFD-REINF
– Conselho Deliberativo da Fapa realiza reunião presencial
– Plano Misto da Fapa agora tem CNPJ

Veja mais
moc up

Plano Misto da Fapa agora tem CNPJ

Foi aprovada no final de outubro a inscrição do Plano Misto de Benefícios da Fapa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Veja mais

O que você está procurando?