O Plano Misto da Fapa recebeu nos últimos meses 21 novas adesões de funcionários oriundos da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar).
As adesões foram possíveis, após a aprovação do Convênio entre a Fapa e o IDR-Paraná, pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), em setembro de 2021.
O Plano Misto oferece Benefícios de Renda Programada (Renda mensal normal, antecipada ou diferida) e Benefícios de Risco (Renda Mensal por Invalidez, Temporária por Doença e Pensão por Morte). Além disso, oferece maior flexibilidade na forma de recebimento dos benefícios.
Podem ser concedidos em duas opções: a Renda Mensal Percentual sobre o Saldo, em que o participante escolhe uma renda estabelecida pela aplicação de percentual que varia de 0,5% a 1% sobre o saldo de sua conta ou a Renda Mensal Vitalícia, que assegura um benefício fixo até o fim da vida.
COMO ADERIR
Para aderir ao Plano é necessário fazer o pagamento do valor monetário que se destina a dar cobertura aos benefícios de risco e de mínimos, a Joia.
O valor da Joia é calculado atuarialmente com base na idade do Participante e no Salário de Participação no mês em que iniciará suas contribuições, além do tempo de serviço prestado à Patrocinadora do Plano, o IDR-Paraná, e do tempo de afastamento voluntário da Fapa quando for o caso.
O pagamento da Joia pode ser efetuado à vista, ou ser transformado em um percentual adicional, que será aplicado sobre a contribuição mensal do Participante durante os meses que antecederem o direito à concessão do Benefício de Renda Mensal Normal, de acordo com o Regulamento do Plano Misto.
Para solicitar o cálculo de Joia os funcionários podem preencher o formulário disponível em https://fapa.org.br/plano-misto/
Dúvidas ou outras informações sobre Adesão ao Plano Misto, entre em contato nos Canais de Relacionamento da Fapa.