Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

Plano de Custeio da Fapa para 2021 entra em vigor

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Entrou em vigor no mês de abril o Plano de Custeio previsto para 2021, aprovado em dezembro de 2020 pelo Conselho Deliberativo da Fapa.

O Plano de custeio anual definido na Avaliação Atuarial é calculado para honrar com os compromissos assumidos, que serão vertidos em recursos financeiros suficientes para que possa realizar os pagamentos devidos. Estes valores são representados através de um percentual que incidirá sobre a base de contribuição para apurar o quanto cada participante e a parte patronal deverão contribuir.

Para constituir um plano de previdência são estabelecidos diferentes tipos de contribuição que podem ser: contribuições normais (para formação da reserva de poupança), contribuição de risco (para pagamento em caso de morte ou invalidez) e contribuição administrativa (que garante o funcionamento e a operação da entidade).

Quanto à taxa de administração, cobrada de participantes ativos, assistidos e da patrocinadora, anualmente é recalculada atuarialmente, baseada no orçamento para o exercício seguinte.

A Fapa fechou seu orçamento com um incremento nas despesas, em função de exigências impostas pela legislação que oneraram o custo de gestão. Desta forma, de acordo com o Plano de Custeio a taxa de administração devida aos participantes assistidos passou de 0,96% em 2020 para 1,06% ao mês, a partir de 2021.

Confira abaixo o resumo do Plano de Custeio:

quadro3 plano custeio
quadro1 plano custeio
quadro2 plano custeio

Acesse o documento completo no RAI 2020

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

imagem_alimentos_geladeira

12 dicas para os alimentos durarem mais na geladeira e evitar desperdício

Comprar comida a mais, não planejar seu uso e acabar despejando no lixo uma parte do que estava na geladeira é um clássico da vida contemporânea. Além do desperdício de alimentos, a lembrança do dinheiro gasto desnecessariamente chega a causar um pequeno sofrimento.

Veja mais
Fonte: Moc up Pixabay

Atendimentos da Fapa recebem avaliações positivas dos usuários

De janeiro a junho, a Fapa realizou aproximadamente 1950 atendimentos nos seus Canais de Relacionamento (WhatsApp, Chat e E-mail). Desses, 341 foram avaliados pelos participantes e assistidos, sendo 341 classificados como bons e 11 como ruins.

Veja mais

O que você está procurando?