Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

Plano de Custeio da Fapa para 2021 entra em vigor

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Entrou em vigor no mês de abril o Plano de Custeio previsto para 2021, aprovado em dezembro de 2020 pelo Conselho Deliberativo da Fapa.

O Plano de custeio anual definido na Avaliação Atuarial é calculado para honrar com os compromissos assumidos, que serão vertidos em recursos financeiros suficientes para que possa realizar os pagamentos devidos. Estes valores são representados através de um percentual que incidirá sobre a base de contribuição para apurar o quanto cada participante e a parte patronal deverão contribuir.

Para constituir um plano de previdência são estabelecidos diferentes tipos de contribuição que podem ser: contribuições normais (para formação da reserva de poupança), contribuição de risco (para pagamento em caso de morte ou invalidez) e contribuição administrativa (que garante o funcionamento e a operação da entidade).

Quanto à taxa de administração, cobrada de participantes ativos, assistidos e da patrocinadora, anualmente é recalculada atuarialmente, baseada no orçamento para o exercício seguinte.

A Fapa fechou seu orçamento com um incremento nas despesas, em função de exigências impostas pela legislação que oneraram o custo de gestão. Desta forma, de acordo com o Plano de Custeio a taxa de administração devida aos participantes assistidos passou de 0,96% em 2020 para 1,06% ao mês, a partir de 2021.

Confira abaixo o resumo do Plano de Custeio:

quadro3 plano custeio
quadro1 plano custeio
quadro2 plano custeio

Acesse o documento completo no RAI 2020

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

freepik

Pesquisa da Fiocruz avalia síndrome da Covid longa

Metade das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentam sequelas que podem perdurar por mais de um ano. Essa é uma das constatações de um estudo longitudinal, desenvolvido pela Fiocruz Minas, que avaliou os efeitos da doença ao longo do tempo.

Veja mais
calculadora

Juros do Cheque Especial: Como Calcular?

Seria muito pesado chamar o Cheque Especial de “vilão” disfarçado de “bom moço”? Pense bem antes de atirar pedras. Afinal de contas, ele está ali sempre à disposição, mas é o crédito mais caro de todos. Perigoso, não é? Se você quer aprender como saber os juros do cheque especial e como sair dessa situação, continue aqui!

Veja mais

O que você está procurando?