O Conselho Deliberativo da Fapa aprovou a alteração das regras para concessão de empréstimos para participantes e assistidos, a partir de 29 de março 2021. As principais alterações se referem aos prazos para concessão e renovação, os limites operacionais e a margem consignável.
As novas regras serão disponibilizadas aos participantes na divulgação do novo documento do Regulamento de Empréstimos, que trará de maneira mais cronológica o andamento do processo, desde a Solicitação até sua efetiva Liberação, bem como, a formatação do Pagamento e o tratamento caso ele não ocorra.
As discussões sobre as alterações nos empréstimos foram iniciadas em 2019 e envolveram o Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva, setor de Investimentos da Fapa, bem como, a Consultoria Atuarial da entidade.
As alterações foram propostas buscando um alinhamento maior entre o perfil do Participante da Fapa, aos recursos, garantias disponíveis e riscos da própria carteira, as mudanças na expectativa de vida e de aposentadoria do grupo e a readequação à normas vigentes, estabelecidas pelos órgãos reguladores
Veja quais foram as alterações:
1 – PRAZOS DE FINANCIAMENTO (ABRANGENTE A TODOS OS PARTICIPANTES)


2 – LIMITES OPERACIONAIS


3 – MARGEM CONSIGNÁVEL (ADEQUAÇÃO À LEGISLAÇÃO VIGENTE)


4 – PRAZO DE RENOVAÇÃO DO CONTRATO


5 – REORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA DO REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMOS
O Regulamento de Empréstimos foi reorganizado por assuntos para facilitar o entendimento, seguindo os tópicos:

