Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

Juros do Cheque Especial: Como Calcular?

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Seria muito pesado chamar o Cheque Especial de “vilão” disfarçado de “bom moço”? Pense bem antes de atirar pedras. Afinal de contas, ele está ali sempre à disposição, mas é o crédito mais caro de todos. Perigoso, não é? Se você quer aprender como saber os juros do cheque especial e como sair dessa situação, continue aqui!

Que o Cheque Especial é a linha de crédito menos recomendada para o uso, isso a maioria das pessoas já sabe. Mas mesmo assim, podemos ser pegos desprevenidos por imprevisto e acabar usando-o. Calma, não se desespere, podemos ajudar você a sair desse momento.

O que é o Cheque Especial?

Ele é um valor liberado pelo banco para o cliente que fica com a conta corrente no negativo. Ou seja, para quem não tem saldo suficiente para pagar uma conta, um boleto, fazer saques ou compensar um cheque. Em vez de bloquear a conta que fica no vermelho, o banco concede um limite a mais para cobrir essas despesas.

Como saber se estou no cheque?

Os bancos são obrigados a avisar os clientes quando eles entrarem no cheque especial. Como há juros – e não são baixos -, você também deve ser informado que esse tipo de crédito é para emergências.

Existem bancos que oferecem um período de uso do cheque sem a cobrança de juros. Mas, depois desse tempo, começam a ser cobrados os juros sobre o valor que ficou em aberto na conta.

Para saber dos demais bancos acesse o site do Banco Central.

Como fazer esta conta?

Para saber o quanto é cobrado de juros por dia e o quanto você vai pagar por usar o cheque especial é preciso fazer uma conta um pouco complicada.

Um ponto importante que você deve saber é que o cheque especial utiliza juros compostos. Não dá para você simplesmente dividir os juros mensal por 30 dias para saber o valor.

Cálculo dos juros compostos:

Taxa diária = [(Taxa mensal + 1)1:30] -1)

Para saber o quanto vai pagar no final do mês, a maioria dos bancos disponibilizam o valor no aplicativo, ou site. Caso o seu não faça isso, basta entrar em contato com o banco que eles podem dar essa informação.

Como sair dessa situação?

Procure um crédito mais barato!

Se está ficando no vermelho com frequência e não consegue sair dessa situação, saiba que precisa mudar alguns hábitos. O primeiro passo é organizar as finanças e saber onde pode cortar e economizar para sobrar dinheiro. Se você chegou ao cheque especial, é porque ultrapassou os seus gastos, então precisa economizar para voltar a ficar no azul.

A segunda opção é procurar é procurar um crédito mais baratas, como o crédito pessoal. No Serasa eCred, você consegue comparar diversas ofertas de crédito, com juros a partir de 1,99% ao mês.

Bom, agora você sabe como calcular os juros do Cheque Especial e como sair dessa situação. 🙂

Fonte: Serasa

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

fapa_e-semear_relatorio_mobile

Confira na edição nº 66 do Informativo E-Semear:

– Aposentados e Pensionistas têm benefícios ajustados em junho
– FAPA celebra 45 anos e reafirma compromisso com participantes e assistidos
– Assistidos que não querem receber adiantamento de parte do abono devem comunicar a Fapa
– Previc abre consulta pública sobre portabilidade, resgate e mais

Veja mais
reajuste

Aposentados e Pensionistas têm benefícios ajustados em junho

Os assistidos da FAPA, que recebem benefícios em Renda Vitalícia e em Percentual do Saldo, tiveram seus benefícios ajustados no mês de junho.
Para quem recebe Renda Vitalícia, o reajuste do benefício foi de 11,8973%, correspondente ao INPC acumulado de Junho de 2021 a Maio de 2022

Veja mais

O que você está procurando?