Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

Investir os ganhos extras de final de ano pode ajudar a reduzir o IR de 2023

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Os ganhos extras de final de ano como décimo terceiro, bônus, férias, etc., além de ajudar a equilibrar o orçamento, podem ser uma ótima oportunidade para quem deseja investir na aposentadoria e obter incentivo fiscal na declaração de ajuste do IR a ser entregue no ano que vem. 

Nesse período do ano muitos participantes da FAPA aproveitam para realizar contribuições esporádicas em seus planos, os chamados aportes.

“Tem direito ao incentivo fiscal, quem faz declaração de IR no modelo completo, podendo deduzir até o limite de 12% dos rendimentos brutos com contribuição previdenciária, pagando menos imposto ou tendo maior restituição de IR,” destaca a coordenadora de benefícios da FAPA, Daniela Machado.

É importante lembrar, entretanto, que para que o incentivo seja aproveitado na próxima declaração de IR, o participante deve fazer seus aportes dentro do ano corrente.

“Para aproveitar ao máximo o incentivo fiscal o participante deve verificar se suas contribuições para previdência complementar em 2022 atingiram o limite de 12% da renda bruta anual. Caso não tenham atingido, ele poderá realizar aportes, mas para garantir que sejam compensados dentro do ano, recomendamos que sejam feitos até o dia 23 de dezembro,” afirma a coordenadora.

Outro ponto importante é o fato de os aportes ajudarem a amenizar a queda de renda na aposentadoria.

Para saber quanto aportar para aproveitar ao máximo o incentivo fiscal acesse aqui o simulador da Fapa.

Para outras informações acesse os Canais de Relacionamento da Fapa. 

PLANO GERA

O Plano Gera Mais Previdência, lançado recentemente pela Fundação Sanepar, é outra opção para os participantes que fizerem adesão, realizem seus aportes. Para saber mais sobre o Plano ou obter mais informações sobre como fazer aportes no Plano Gera acesse geraprevidencia.com.br

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

fapa_e-semear_relatorio_mobile

Confira na edição nº 71 do Informativo E-Semear:

Confira na edição nº 71 de Novembro do E-Semear da FAPA.
– Comunicado: Informações relativas a nova regra da Receita Federal quanto a declaração de Dependentes de IR e sua transmissão via EFD-REINF
– Conselho Deliberativo da Fapa realiza reunião presencial
– Plano Misto da Fapa agora tem CNPJ

Veja mais
moc up

Plano Misto da Fapa agora tem CNPJ

Foi aprovada no final de outubro a inscrição do Plano Misto de Benefícios da Fapa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Veja mais

O que você está procurando?