A Fapa pagou dia 31 de maio benefícios para o último grupo de participantes desligados no Programa de Demissão Voluntária (PDV). Lançado no final de 2021 pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), o programa contou com a adesão de 242 funcionários do IDR-PR, sendo 143 participantes da Fapa.
Destes 143 pdvistas, 133 optaram pela aposentadoria em Renda por Percentual do Saldo. Eles puderam escolher entre 0,5% e 1,0% sobre o seu saldo de conta, para aplicação sobre suas reservas. A média dos saques na forma de benefício mensal em percentual ficou em 0,61% da reserva.
Cinco participantes optaram pela Renda Vitalícia, enquanto outros dois optaram pelo auto patrocínio e três pelo pagamento único.
Confira o infográfico:


Conforme o Regulamento, os participantes que optaram pela aposentadoria poderiam sacar até 20% do saldo total da Conta Individual, na forma de parcela única a título de antecipação de renda, sendo o saldo remanescente transformado em renda mensal vitalícia ou em percentual. A somatória dos valores sacados como antecipação foi cerca de R$ 3,1 milhões.
Com a inclusão dos novos aposentados, a folha de benefícios paga pela Fapa fechou em maio em R$ 2.981.920,82. A folha terá um aumento de 21% nos próximos meses.
Confira como ficou o quadro de participantes e assistidos da Fapa após os desligamentos do PDV deste ano de 2022:

