Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

FAPA e FUSAN se reúnem com participantes e assistidos do interior do estado 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Representantes da Fapa e da Fundação Sanepar (Fusan) percorreram 11 cidades do estado, durante todo o mês de agosto para realizar reuniões com participantes, assistidos e servidores da ativa do IDR-PR, e com algumas reuniões especificas com servidores oriundos da Codapar.

Durante as reuniões foram apresentadas informações sobre o processo de incorporação da Fapa pela Fusan, desempenho dos investimentos da Fapa e foi apresentado a estrutura da FUSAN e o Plano Gera Mais Previdência, que tem a AFA como instituidora e a FUSAN como administradora, ao qual poderão aderir os servidores do IDR, celetistas e estatutários, da CEASA, ADAPAR E SEAB.

As reuniões começaram dias 02 e 03, em Londrina e Maringá, respectivamente, com a presença do diretor presidente da Fapa, Celso Andretta e representando a Fundação Sanepar (Fusan) a diretora presidente, Claudia Trindade, o gerente de negócios, Luis Marcelo Charello e a gerente de benefícios previdenciários, Alessandra Macedo.

Dia 03 em Maringá foram realizadas duas reuniões. Na parte da manhã do dia 03 de agosto, o diretor presidente da Fapa, Celso Andretta se reuniu com servidores celetistas oriundos da Codapar da região de Maringá, e com celetistas dos IDR que ainda não são participantes da FAPA, para apresentar informações sobre o Plano Misto e a importância de ter um plano de previdência, com o patrocínio do IDR-Paraná.

A tarde foi realizada reunião com os aposentados e pensionistas da região de Maringá.

Egberto Zulian, aposentado e membro do Conselho Deliberativo da Fapa, participou das duas reuniões em Maringá no dia 03 e destacou a importância das abordagens para os dois públicos.

“As diretorias da FAPA sempre tiveram muita credibilidade junto aos participantes da região de Maringá. Na reunião dos não participantes, o Celso, que é um entusiasta dos fundos de previdência, mostrou muitas vantagens da participação e vinculação a uma previdência. O grupo, que era formado pela maioria acima de 60 anos, teve muito interesse e vários solicitaram um cálculo de joia e alguns já concluíram a adesão ao Plano Misto,” afirmou. 

Quanto a transição da Fapa para a Fusan, Zulian destacou que o tema já é antigo, discutido e aceito. “Não haveria muitas alternativas para o futuro da nossa fundação, e isso foi fala de alguns membros participantes durante a reunião. A participação da Fusan foi muito boa, o pessoal é muito solicito, mas há que se aproximar mais e estreitar o relacionamento e construir confiança e conhecimento mútuo. De qualquer forma, a reunião é muito importante e foi muito esclarecedora. Esperamos que continue, assim como regra” disse Zulian. 

Dia 09 de agosto foi a vez dos participantes e assistidos da região de Guarapuava, dia 10 da região de Cascavel e dia 11 da região de Toledo. Todos receberam o diretor de seguridade e administração da Fapa, Hélio de Almeida Machado e a gerente da Fusan, Alessandra Macedo.

Na semana seguinte, dias 16, 17 e 18 de agosto, Hélio Machado esteve junto com o diretor de seguridade da Fusan, Marcos César Todeschi, em Irati, Ponta Grossa e União da Vitória, respectivamente.

A participante, Luci Mari de Lima Passos que participou dia 18 da reunião em União da Vitória destacou a importância da participação dos aposentados nas reuniões. 

“Participaram alguns ativos e grande parte dos nossos aposentados, o que a gente viu, foi muito positivo para que eles fiquem mais a par de como está a nossa fundação, porque geralmente, eles ficam mais desligados, digamos assim. Então foi uma oportunidade de ficarem esclarecidos, de fazerem as perguntas e sanarem suas dúvidas, principalmente nesse processo de incorporação da Fapa pela Fusan. Foi nos repassado toda a negociação, as etapas e como está o andamento até agora. Quanto a Fapa, foi passado o número de aposentados, os ativos, como está o fluxo financeiro, o patrimônio, a rentabilidade, assuntos que nos deixam bem próximos da fundação. Os conteúdos foram bem esclarecedores, e bastante transparentes, então ficou muito produtiva a reunião,” enfatizou.  

Sobre a apresentação da Fundação Sanepar, a participante que também faz parte da Associação dos Funcionários da Emater – AFA-PR, enfatizou a importância da parceria entre as duas entidades, quanto ao lançamento do Plano Gera Mais Previdência.

“O funcionário da Fusan também participou e nos falou sobre o Plano Gera Mais Previdência, que beneficiará todos os funcionários do IDR-PR e do sistema Seagri, os diferenciais, as vantagens e que esse plano foi possível graças à parceria com a AFA-PR, que é a nossa associação de funcionários que está sendo a instituidora e que viabilizou essa implantação. No geral, a reunião foi muito boa, muito produtiva o que nos deixa mais próximos de nossa fundação,” afirmou Luci.  

O aposentado Osmar Wagner que participou da reunião em Ponta Grossa, também destacou a importância da inclusão dos aposentados nas apresentações.

“A reunião foi muito boa, as explicações que eu Machado fez e os colegas da Sanepar foram bastante esclarecedoras. A gente agradece também o momento e essa oportunidade aos aposentados. Acredito que nós que estamos aposentados, eu há pouco tempo, já que aposentei em março, precisamos ter esses espaços para não nos sentirmos isolados dentro da entidade”, disse.

Quanto a transferência de gestão falou sobre o sentimento de “perda” e ao mesmo agradeceu a Fapa pelo empenho. “Eu acredito que foi bem esclarecido, mas é óbvio que a gente tem a sensação de perda, já que nós construímos a nossa FAPA no começo dos anos 80, e agora a gente sente que vai ser administrada por outra entidade, então essa situação de perda existe. Foi tudo esclarecido, e nada de questionamentos. Acredito eu que surgirão dúvidas e coisas que nós vamos ter que resolver mais para frente, mas no momento está tudo ok e a gente agradece a Fapa por esse empenho de olhar para o nosso futuro”, falou em tom de agradecimento. 

Ainda no dia 17, Celso Andretta foi recebido em Guarapuava por servidores celetistas oriundos da Codapar, e para fechar o cronograma de agosto, dia 18 ele esteve em Pato Branco e dia 19 em Francisco Beltrão, reunido com participantes e assistidos das regiões.  

As reuniões com aposentados e pensionistas, com a presença de participantes ativos continuarão em setembro, conforme o cronograma abaixo:

convites reunioes aposentados setembro

CONFIRA AS FOTOS:

Londrina 18
Reunião em Londrina em 02/08
Londrina 40
Londrina 22
Maringa 5
Reunião em Maringá em 03/08
Maringa 10
Maringa 18

Guarapuava 11
Reunião em Guarapuava em 09/08
Guarapuava 13
Guarapuava 20
1 1
Reunião em Toledo em 11/08
1 2
1 3
Reunião em Irati em 16/08
1 9
1 1 1
1 5
Reunião em Ponta Grossa em 17/08
WhatsApp Image 2022 08 18 at 21.58.41 1
WhatsApp Image 2022 08 18 at 21.58.41 2
foto 1 1
Reunião Guarapuava em 17/08
foto 1 3
foto 1 4
1 9 1
Reunião Pato Branco em 18/08
1 6
1 10
1 6 1
Reunião União da Vitória em 18/08
1 13
1 8 1
1 1 2
Reunião Francisco Beltrão em 19/08
1 2 1

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

capa

Confira a edição nº 02 do Boletim da Incorporação

A edição de agosto traz informações sobre a disponibilização dos documentos necessários à formalização da incorporação, sobre o prazo para análise da documentação de incorporação pelo órgão regulador e sobre as reuniões no interior do estado com participantes e assistidos.

Veja mais
fapa_e-semear_relatorio_mobile

Confira na edição nº 68 do Informativo E-Semear:

•Demonstrativo de Investimentos do primeiro semestre de 2022 está disponível
• FAPA e FUSAN se reúnem com participantes e assistidos do interior do estado

Veja mais

O que você está procurando?