Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

FAPA disponibiliza no Portal do Participante comprovante de rendimentos e extrato para fins de IR

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

A Fapa disponibilizou nesta sexta (25) o Extrato para fins de Imposto de Renda para os participantes ativos e o Comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de IR na Fonte para os assistidos. Ambos podem ter acesso aos documentos no Portal do Participante, utilizando login e senha.

O Extrato para fins de Imposto de Renda, disponibilizado aos participantes ativos e para os assistidos que possuem saldo devedor de empréstimos, reúne informações como: o total das contribuições normais, adicionais e extraordinárias e os aportes realizados ao Plano Misto no ano de 2021, além do saldo devedor de empréstimos no período.

Já o Comprovante de Rendimentos, disponibilizado aos aposentados e pensionistas (assistidos) reúne informações como: o total rendimentos pagos pela Fapa no ano; imposto de renda retido na fonte; valores referentes a custeio administrativo; descontos de pensão alimentícia (se houver), dentre outras informações.

PRAZO PARA DECLARAÇÃO

Segundo a Receita Federal, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (ano-base 2021) começa às 8h do dia 7 de março e vai até as 23h59 do dia 29 de abril.

O contribuinte que fizer o envio com antecedência terá a chance de receber a restituição já nos primeiros lotes, que neste ano começam a ser pagos a partir de maio.

COMO ACESSAR

1. Acesse o Portal do Participante

2. Informe seu número de matrícula e sua senha.  

Caso não possua senha de acesso, cadastre aqui  ou caso tenha esquecido clique aqui.

3. No menu lateral clique em:

  • Extrato para Fins de IR (Participante Ativo)
    • Salve ou imprima o Extrato
  • Comprovante de Rendimentos (Assistido)
    • Clique no ano de referência
    • Salve ou imprima o Comprovante de Rendimentos.

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

freepik

Pesquisa da Fiocruz avalia síndrome da Covid longa

Metade das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentam sequelas que podem perdurar por mais de um ano. Essa é uma das constatações de um estudo longitudinal, desenvolvido pela Fiocruz Minas, que avaliou os efeitos da doença ao longo do tempo.

Veja mais
calculadora

Juros do Cheque Especial: Como Calcular?

Seria muito pesado chamar o Cheque Especial de “vilão” disfarçado de “bom moço”? Pense bem antes de atirar pedras. Afinal de contas, ele está ali sempre à disposição, mas é o crédito mais caro de todos. Perigoso, não é? Se você quer aprender como saber os juros do cheque especial e como sair dessa situação, continue aqui!

Veja mais

O que você está procurando?