Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

Fapa disponibiliza extratos e comprovantes de rendimentos para Imposto de Renda

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Os participantes receberam os extratos para fins de IR por e-mail e os assistidos podem acessar pelo portal do participante no site da Fapa

Teve início, dia 01 de março, a entrega para a Receita Federal da Declaração de Imposto de Renda 2021, ano base 2020. Como os participantes e assistidos da FAPA devem incluir na declaração informações sobre seus planos de previdência, a entidade enviou por e-mail, no dia 26 de fevereiro, o extrato para fins de IR para os participantes e assistidos que possuíam empréstimo vigente em 31/12/2020 e disponibilizou no Portal do Participante o comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de IR na Fonte para os assistidos.

“Enviamos para os e-mails cadastrados dos participantes ativos os extratos para fins de imposto de renda que reúnem o total das contribuições normais, adicionais, extraordinárias e os aportes realizados ao Plano Misto no ano de 2020, além do saldo devedor de empréstimos no período. Já para os assistidos disponibilizamos no Portal do Participante no site da FAPA o comprovante de rendimentos pagos de retenção de IR na fonte, e encaminhamos por e-mail os extratos com saldo devedor de empréstimos para os assistidos que possuíam empréstimo vigente em 31/12/2020”, destaca a coordenadora de benefícios da FAPA, Daniela Machado.

Segundo ela, como são documentos distintos, os participantes e assistidos devem incluir as informações na declaração em campos diferentes.

“Os participantes ativos devem informar as contribuições normais, adicionais e extraordinárias e os aportes realizados no ano no campo “Pagamentos Efetuados” código 38, incluindo o CNPJ e a razão social da FAPA. Para os participantes ativos e assistidos que possuem empréstimos, o saldo devedor de em 31 de dezembro de 2020 também deverá ser informado. Já os assistidos, devem informar os valores recebidos da FAPA, conforme seu comprovante de rendimentos já disponível no site. Lembrando ainda, que os assistidos também deverão informar os pagamentos efetuados no campo 38, os valores que constam no comprovante de rendimentos no item 3.01, Contribuição a Entidade de Previdência Complementar, que são os valores que se referem ao custeio administrativo do plano,” destaca Daniela.

PARTICIPANTES – Extrato para fins de Imposto de Renda

Enviado para os e-mails dos participantes ativos. Caso o participante não tenha recebido deve entrar em contato nos Canais de Relacionamento da Fapa.

APOSENTADOS E PENSIONISTAS – Comprovante de Rendimentos pagos e de retenção de IR na Fonte

Para acessar siga as instruções abaixo:

1. Acesse aqui o Portal do Participante.

2. Informe seu número de matrícula e sua senha. Caso não possua senha de acesso, cadastre aqui ou caso tenha esquecido Clique aqui

3. No menu lateral clique em Comprovante de Rendimentos

4. Clique no ano de referência, salve ou imprima o Comprovante de Rendimentos que deverá ser utilizado na sua Declaração de Imposto de Renda 2021, ano base 2020.

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

freepik

Pesquisa da Fiocruz avalia síndrome da Covid longa

Metade das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentam sequelas que podem perdurar por mais de um ano. Essa é uma das constatações de um estudo longitudinal, desenvolvido pela Fiocruz Minas, que avaliou os efeitos da doença ao longo do tempo.

Veja mais
calculadora

Juros do Cheque Especial: Como Calcular?

Seria muito pesado chamar o Cheque Especial de “vilão” disfarçado de “bom moço”? Pense bem antes de atirar pedras. Afinal de contas, ele está ali sempre à disposição, mas é o crédito mais caro de todos. Perigoso, não é? Se você quer aprender como saber os juros do cheque especial e como sair dessa situação, continue aqui!

Veja mais

O que você está procurando?