Chegou ao fim, no último dia 04, o período para alteração de percentual do saldo, para os aposentados e pensionistas que recebem nesta modalidade. Eles poderiam escolher entre 0,5% e 1,0% sobre o seu saldo de conta, para aplicação sobre suas reservas.
Dos 352 assistidos da Fapa que recebem o benefício na modalidade de Percentual do Saldo, 75 fizeram a alteração, a maioria optou pelo aumento. A média de percentual escolhido ficou em 0,78%, enquanto em 2020, era de 0,73%.
De acordo com a coordenadora de benefícios da Fapa, Daniela Machado, o aumento na média do percentual já era esperado pela entidade.
“Alguns aposentados que saíram no último Programa de Desligamento Voluntário do IDR – PR (PDV) receberam em maio a última parcela do Programa. Com isso, imaginávamos que nesse momento pudessem aumentar o percentual de retirada do benefício da Fapa. Observamos também que o cenário de pandemia, também motivou a alteração, pois impactou a economia como um todo”, destaca a coordenadora.
Neste ano o processo foi automatizado e a alteração pode ser feita no Portal do Participante no site da Fapa, com o preenchimento de um Requerimento Digital.
Os novos percentuais serão aplicados sobre as reservas para a geração do novo benefício a partir de Junho de 2021. Uma nova alteração poderá ser feita somente em maio de 2022.