Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

Conselho Deliberativo da Fapa realiza reunião presencial

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Há dois anos distantes, realizando reuniões via web por conta da pandemia de Covid 19, o Conselho Deliberativo (CD) da Fapa voltou a se reunir presencialmente nos dias 23 e 24 de novembro, em Curitiba. A reunião foi a penúltima do ano.

O orçamento do Plano de Gestão Administrativa (PGA), o Estudo Asset Liability Management (ALM) que fundamentará a Política de Investimentos para 2023, o Processo de Incorporação da Fapa pela Fundação Sanepar (Fusan), a análise da proposta do Regimento do Comitê do Plano Misto, foram alguns dos assuntos discutidos pelo grupo, que volta a se reunir nos dias 14 e 15 de dezembro.

O CD aprovou a previsão orçamentária de custeio para o ano de 2023. O documento compreende as categorias de despesas previdenciais/administrativas e de despesas com investimentos. Na primeira registram-se contas a pagar com serviços de terceiros, despesas de pessoal (encargos e provisões) e retenções (tributos) a recolher; já na segunda registram-se despesas com serviços prestados relativos à carteira de investimentos.

O conselho também acompanhou a apresentação do estudo ALM (Asset Liability Management), pelo consultor e sócio da empresa Aditus Consultoria, Guilherme Benites. O estudo é voltado aos investimentos da entidade e tem o objetivo de encontrar a combinação de ativos financeiros mais compatíveis com as futuras obrigações atuariais do Plano.

Com base nos resultados apresentados no ALM, será aprovada a Política de Investimentos para 2023 na próxima reunião do CD, trazendo estratégias de alocação e objetivos na aplicação dos recursos do plano de benefícios.

O presidente do IDR-PR, Natalino Avance de Souza também participou da reunião, em um momento pontual da discussão sobre o Processo de Incorporação e traçou um panorama sobre as ações previstas no planejamento estratégico do IDR-Paraná para os próximos anos, inclusive informando que será aberto concurso público em 2023 para a contratação de 455 novos servidores.

Sobre o processo de incorporação foi informado que no dia 16 de novembro de 2022 a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) emitiu um despacho em resposta ao requerimento da Fusan solicitando a prorrogação do prazo de análise do processo, por 60 dias úteis. No dia 24 de novembro Previc emitiu novo parecer trazendo exigências.

Saiba mais no Boletim da Incorporação

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

boletim-fapa-n-8

Confira a edição nº 08 do Boletim da Incorporação

A edição de maio do Boletim da Incorporação traz informações sobre:

Diretoria da Fusan participa de reuniões do Conselho Deliberativo da FAPA;

Fusan contrata sistema de folha e benefícios e empréstimos utilizados pela FAPA;

Reuniões entre IDR-Paraná, Fusan e FAPA;

Regulamento do Comitê de Plano Misto – FAPA;

Elaborado cronograma de ações da incorporação;

Visitas técnicas de colaboradores da Fusan na FAPA e da FAPA na Fusan.

Veja mais
mai-fapa

Confira na edição nº 74 do Informativo E-Semear:

Confira na edição nº 74 de Maio do E-Semear:

Veja mais

O que você está procurando?