Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

Conselho Deliberativo da Fapa realiza reunião presencial

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Há dois anos distantes, realizando reuniões via web por conta da pandemia de Covid 19, o Conselho Deliberativo (CD) da Fapa voltou a se reunir presencialmente nos dias 23 e 24 de novembro, em Curitiba. A reunião foi a penúltima do ano.

O orçamento do Plano de Gestão Administrativa (PGA), o Estudo Asset Liability Management (ALM) que fundamentará a Política de Investimentos para 2023, o Processo de Incorporação da Fapa pela Fundação Sanepar (Fusan), a análise da proposta do Regimento do Comitê do Plano Misto, foram alguns dos assuntos discutidos pelo grupo, que volta a se reunir nos dias 14 e 15 de dezembro.

O CD aprovou a previsão orçamentária de custeio para o ano de 2023. O documento compreende as categorias de despesas previdenciais/administrativas e de despesas com investimentos. Na primeira registram-se contas a pagar com serviços de terceiros, despesas de pessoal (encargos e provisões) e retenções (tributos) a recolher; já na segunda registram-se despesas com serviços prestados relativos à carteira de investimentos.

O conselho também acompanhou a apresentação do estudo ALM (Asset Liability Management), pelo consultor e sócio da empresa Aditus Consultoria, Guilherme Benites. O estudo é voltado aos investimentos da entidade e tem o objetivo de encontrar a combinação de ativos financeiros mais compatíveis com as futuras obrigações atuariais do Plano.

Com base nos resultados apresentados no ALM, será aprovada a Política de Investimentos para 2023 na próxima reunião do CD, trazendo estratégias de alocação e objetivos na aplicação dos recursos do plano de benefícios.

O presidente do IDR-PR, Natalino Avance de Souza também participou da reunião, em um momento pontual da discussão sobre o Processo de Incorporação e traçou um panorama sobre as ações previstas no planejamento estratégico do IDR-Paraná para os próximos anos, inclusive informando que será aberto concurso público em 2023 para a contratação de 455 novos servidores.

Sobre o processo de incorporação foi informado que no dia 16 de novembro de 2022 a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) emitiu um despacho em resposta ao requerimento da Fusan solicitando a prorrogação do prazo de análise do processo, por 60 dias úteis. No dia 24 de novembro Previc emitiu novo parecer trazendo exigências.

Saiba mais no Boletim da Incorporação

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

fapa_e-semear_relatorio_mobile

Confira na edição nº 72 do Informativo E-Semear:

Confira na edição nº 72 de Novembro do E-Semear da FAPA.
– Calendário de compromissos FAPA para 2023
– Dependentes de assistidos devem atualizar seus CPFs na Fapa até 31 de janeiro
– Aportes esporádicos somam R$ 782 mil em 2022

Veja mais
calendário

Calendário de compromissos FAPA para 2023

O Conselho Deliberativo da Fapa aprovou em dezembro o Calendário Anual de Compromissos da Fapa em 2023. No calendário estão disponíveis todas as datas do ano de pagamentos de benefícios aos assistidos, solicitações e liberações de empréstimos  e das reuniões ordinárias e extraordinárias dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fapa. 

Veja mais

O que você está procurando?