Na reunião realizada online no último dia 22 de março, foram apresentadas as Demonstrações Contábeis juntamente com o Balanço Patrimonial do exercício de 2021 aos Conselheiros Deliberativos e Conselheiros Fiscais. A apresentação foi realizada pelo contador da Actuarial – Administradora de Fundos Previdenciários, Francisco Ademir Ercole, empresa responsável pela contabilidade da FAPA.
Os conselheiros também acompanharam a apresentação do Relatório da Auditoria Externa, pelo representante da empresa BEZ – Auditores Independentes S/S, Izac Busato.
Após a apresentação das peças contábeis, os conselheiros fiscais retiraram-se da reunião para emitir seu parecer. Os conselheiros deliberativos, após a análise das peças contábeis, também emitiram seu Parecer o qual foi disponibilizado no site da Fapa (clique aqui) e será divulgado juntamente com o Parecer do Conselho Fiscal no Relatório Anual de Informações da Fapa (RAI) exercício 2021.
Todos os Pareceres emitidos, Auditoria Externa, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo concluíram pela aprovação das contas do exercício de 2021.
Mesmo em um ano difícil em termos de gestão financeira e com inflação em alta, a FAPA ficou no seleto grupo de Fundações que encerraram o ano com SUPERÁVIT. Mesmo com a alteração da tábua de mortalidade de válidos e por sexo imposta pela Resolução CNPC nº 33 de 23/10/2020 que consumiu R$ 5.720.958,00, a Fundação encerrou o ano com um superávit de R$ 3.183.434,00.
Na reunião foi abordado também, sobre o Processo Eleitoral para escolha dos novos conselheiros, que está em fase de campanha dos candidatos, sobre o Processo de Transferência de Gestão da Fapa para a Fundação Sanepar (Fusan) e a estratégia a ser adotada na carteira de investimentos para 2022.