Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

Investir no Plano de Previdência pode ajudar a reduzir o IR em 2022

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Os ganhos extras de final de ano como décimo terceiro, bônus, férias etc., além de ajudar a equilibrar o orçamento, podem ser uma ótima oportunidade para quem deseja investir e obter incentivo fiscal na declaração de IR do próximo ano. Isso porque quem investe em previdência complementar pode deduzir até o limite de 12% dos seus rendimentos brutos, com contribuições previdenciárias.


Como muitas vezes as contribuições normais que o participante faz durante o ano, não atingem esse limite de 12% da renda bruta anual, alguns participantes da Fapa aproveitam essa época do ano para realizar contribuições esporádicas, os chamados aportes, como explica a coordenadora de benefícios da Fapa, Daniela Machado.


“Para aproveitar ao máximo o incentivo fiscal, o participante pode fazer aportes no seu Plano Misto da Fapa. Para isso, disponibilizamos um simulador no Portal do Participante (Acesse aqui) onde ele deverá informar o valor dos seus rendimentos tributáveis no ano, incluir a soma de todos as contribuições para o Plano Misto da Fapa no ano e, se ele tiver planos de previdência em outras instituições, também deve informar o valor investido no ano, mas somente se for na modalidade de PGBLs. Assim, ele saberá qual o valor necessário aportar para obter o incentivo máximo”.


Têm direito ao incentivo fiscal somente os participantes que fazem a declaração de Imposto de Renda no modelo completo. Mas para que seja aproveitado na próxima declaração, os aportes devem ser realizados dentro do ano corrente.


“Para obter incentivo fiscal ano que vem, é necessário que os aportes sejam feitos até o dia 28 de dezembro de 2021. Entretanto, são contribuições eventuais e, portanto, podem ser feitas a qualquer momento. Os aportes são essenciais para aumentar a poupança previdenciária e ampliar o valor do benefício de aposentadoria no futuro,” destaca a coordenadora.


Dúvidas ou outras informações sobre Aportes, entre em contato nos Canais de Relacionamento da Fapa.

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

fapa_e-semear_relatorio_mobile

Confira na edição nº 66 do Informativo E-Semear:

– Aposentados e Pensionistas têm benefícios ajustados em junho
– FAPA celebra 45 anos e reafirma compromisso com participantes e assistidos
– Assistidos que não querem receber adiantamento de parte do abono devem comunicar a Fapa
– Previc abre consulta pública sobre portabilidade, resgate e mais

Veja mais
reajuste

Aposentados e Pensionistas têm benefícios ajustados em junho

Os assistidos da FAPA, que recebem benefícios em Renda Vitalícia e em Percentual do Saldo, tiveram seus benefícios ajustados no mês de junho.
Para quem recebe Renda Vitalícia, o reajuste do benefício foi de 11,8973%, correspondente ao INPC acumulado de Junho de 2021 a Maio de 2022

Veja mais

O que você está procurando?