Com pautas extensas, os Conselhos da Fapa, Deliberativo e Fiscal realizaram via web, nos dias 24 e 25 de novembro, suas penúltimas reuniões ordinárias do ano.
O orçamento do Plano de Gestão Administrativa (PGA) para 2022, o estudo Asset Liability Management (ALM) para 2022, o Relatório da Auditoria Independente, foram alguns dos assuntos discutidos pelos grupos, que voltam a se reunir nos dias 14, 15 e 16 de dezembro.
O Conselho Deliberativo (CD) aprovou a previsão orçamentária para o ano de 2022. O documento foi elaborado considerando o funcionamento da FAPA na sua estrutura atual, independente do processo de transferência dos planos para outra fundação. O valor total do orçamento para 2022 ficou cerca de R$ 85 mil reais, mais baixo do que o valor projetado para 2021.
O orçamento compreende as categorias de despesas previdenciais/administrativas e de despesas com investimentos. Na primeira registram-se contas a pagar com serviços de terceiros, despesas de pessoal (encargos e provisões) e retenções (tributos) a recolher; já na segunda registram-se despesas com serviços prestados relativos à carteira de investimentos.
Os conselhos também acompanharam a apresentação do estudo ALM (Asset Liability Management), pelo consultor e sócio da empresa Aditus Consultoria, Guilherme Benites. O estudo é voltado aos investimentos da entidade e tem o objetivo de encontrar a combinação de ativos financeiros mais compatíveis com as futuras obrigações atuariais do Plano.
Com base nos resultados apresentados no ALM, na próxima reunião o CD deverá aprovar a Política de Investimentos da entidade trazendo estratégias de alocação e objetivos na aplicação dos recursos do plano de benefícios.
Ainda dentre os assuntos, foi apresentado o Relatório da Auditoria das Demonstrações Contábeis da entidade referente ao primeiro semestre de 2021.
Elaborado pela BEZ Auditores Independentes S/S, o relatório tem o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis apresentem adequadamente a posição patrimonial e financeira da entidade e do plano de benefícios, de acordo com as práticas contábeis aplicáveis às entidades.
Esses e outros assuntos tratados nas reuniões dos colegiados da Fapa, podem ser acessados nos extratos de Atas das reuniões dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, disponíveis no Portal do Participante, em Documentos legais.