Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

CD aprova orçamento do PGA para 2022 e estudo ALM

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Com pautas extensas, os Conselhos da Fapa, Deliberativo e Fiscal realizaram via web, nos dias 24 e 25 de novembro, suas penúltimas reuniões ordinárias do ano.

O orçamento do Plano de Gestão Administrativa (PGA) para 2022, o estudo Asset Liability Management (ALM) para 2022, o Relatório da Auditoria Independente, foram alguns dos assuntos discutidos pelos grupos, que voltam a se reunir nos dias 14, 15 e 16 de dezembro.

O Conselho Deliberativo (CD) aprovou a previsão orçamentária para o ano de 2022. O documento foi elaborado considerando o funcionamento da FAPA na sua estrutura atual, independente do processo de transferência dos planos para outra fundação. O valor total do orçamento para 2022 ficou cerca de R$ 85 mil reais, mais baixo do que o valor projetado para 2021.

O orçamento compreende as categorias de despesas previdenciais/administrativas e de despesas com investimentos. Na primeira registram-se contas a pagar com serviços de terceiros, despesas de pessoal (encargos e provisões) e retenções (tributos) a recolher; já na segunda registram-se despesas com serviços prestados relativos à carteira de investimentos.

Os conselhos também acompanharam a apresentação do estudo ALM (Asset Liability Management), pelo consultor e sócio da empresa Aditus Consultoria, Guilherme Benites. O estudo é voltado aos investimentos da entidade e tem o objetivo de encontrar a combinação de ativos financeiros mais compatíveis com as futuras obrigações atuariais do Plano.

Com base nos resultados apresentados no ALM, na próxima reunião o CD deverá aprovar a Política de Investimentos da entidade trazendo estratégias de alocação e objetivos na aplicação dos recursos do plano de benefícios.

Ainda dentre os assuntos, foi apresentado o Relatório da Auditoria das Demonstrações Contábeis da entidade referente ao primeiro semestre de 2021.

Elaborado pela BEZ Auditores Independentes S/S, o relatório tem o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis apresentem adequadamente a posição patrimonial e financeira da entidade e do plano de benefícios, de acordo com as práticas contábeis aplicáveis às entidades.

Esses e outros assuntos tratados nas reuniões dos colegiados da Fapa, podem ser acessados nos extratos de Atas das reuniões dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, disponíveis no Portal do Participante, em Documentos legais.

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

comunicado site

NOTA RELEVANTE AOS PARTICIPANTES DA FAPA

O IDR–Paraná, patrocinador da FAPA, em consonância com a política de transparência e em cumprimento a legislação pertinente vem, através desta nota, COMUNICAR a todos participantes, ativos, em benefício, pensionistas, ao público e empresas que se relacionam comercialmente com nossa Fundação que conforme comunicado em NOTA relevante anterior, abriu processo de seleção de gestor que assumisse o gerenciamento do Plano de Benefícios Misto FAPA.

Veja mais

Candidatos aos Conselhos da Fapa já podem se inscrever para Processo Eleitoral

Começa hoje (06) o prazo para os participantes e assistidos interessados em se candidatarem nas eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fapa.

Veja mais

O que você está procurando?