Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

CD aprova orçamento do PGA para 2022 e estudo ALM

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Com pautas extensas, os Conselhos da Fapa, Deliberativo e Fiscal realizaram via web, nos dias 24 e 25 de novembro, suas penúltimas reuniões ordinárias do ano.

O orçamento do Plano de Gestão Administrativa (PGA) para 2022, o estudo Asset Liability Management (ALM) para 2022, o Relatório da Auditoria Independente, foram alguns dos assuntos discutidos pelos grupos, que voltam a se reunir nos dias 14, 15 e 16 de dezembro.

O Conselho Deliberativo (CD) aprovou a previsão orçamentária para o ano de 2022. O documento foi elaborado considerando o funcionamento da FAPA na sua estrutura atual, independente do processo de transferência dos planos para outra fundação. O valor total do orçamento para 2022 ficou cerca de R$ 85 mil reais, mais baixo do que o valor projetado para 2021.

O orçamento compreende as categorias de despesas previdenciais/administrativas e de despesas com investimentos. Na primeira registram-se contas a pagar com serviços de terceiros, despesas de pessoal (encargos e provisões) e retenções (tributos) a recolher; já na segunda registram-se despesas com serviços prestados relativos à carteira de investimentos.

Os conselhos também acompanharam a apresentação do estudo ALM (Asset Liability Management), pelo consultor e sócio da empresa Aditus Consultoria, Guilherme Benites. O estudo é voltado aos investimentos da entidade e tem o objetivo de encontrar a combinação de ativos financeiros mais compatíveis com as futuras obrigações atuariais do Plano.

Com base nos resultados apresentados no ALM, na próxima reunião o CD deverá aprovar a Política de Investimentos da entidade trazendo estratégias de alocação e objetivos na aplicação dos recursos do plano de benefícios.

Ainda dentre os assuntos, foi apresentado o Relatório da Auditoria das Demonstrações Contábeis da entidade referente ao primeiro semestre de 2021.

Elaborado pela BEZ Auditores Independentes S/S, o relatório tem o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis apresentem adequadamente a posição patrimonial e financeira da entidade e do plano de benefícios, de acordo com as práticas contábeis aplicáveis às entidades.

Esses e outros assuntos tratados nas reuniões dos colegiados da Fapa, podem ser acessados nos extratos de Atas das reuniões dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, disponíveis no Portal do Participante, em Documentos legais.

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

fapa_e-semear_relatorio_mobile

Confira na edição nº 66 do Informativo E-Semear:

– Aposentados e Pensionistas têm benefícios ajustados em junho
– FAPA celebra 45 anos e reafirma compromisso com participantes e assistidos
– Assistidos que não querem receber adiantamento de parte do abono devem comunicar a Fapa
– Previc abre consulta pública sobre portabilidade, resgate e mais

Veja mais
reajuste

Aposentados e Pensionistas têm benefícios ajustados em junho

Os assistidos da FAPA, que recebem benefícios em Renda Vitalícia e em Percentual do Saldo, tiveram seus benefícios ajustados no mês de junho.
Para quem recebe Renda Vitalícia, o reajuste do benefício foi de 11,8973%, correspondente ao INPC acumulado de Junho de 2021 a Maio de 2022

Veja mais

O que você está procurando?