Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

Aberto o período para alteração do Percentual do Saldo

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Assistidos em percentual têm até o dia 04 de junho para fazer a alteração.

Teve início no dia 19 de abril o período para alteração do percentual do benefício da Fapa, para os aposentados e pensionistas que recebem na modalidade de percentual do saldo. Esse ano o processo passou por mudanças, e a alteração deverá ser feita no Portal do Participante no site da Fapa, com o preenchimento do Requerimento Digital, até o dia 04 de junho.

A alteração é anual (sempre em maio) e não é obrigatória. Caso o assistido opte por não realizá-la, será mantido o mesmo percentual do exercício anterior e não será necessário o preenchimento do requerimento digital.

Os assistidos que optarem pela alteração devem indicar no requerimento digital o novo percentual que desejam receber mensalmente, entre 0,5% e 1,0% sobre o seu saldo de conta. A aplicação do novo percentual será sobre a reserva posicionada com a cota do mês de Maio de 2021, para a geração do novo benefício a partir do mês de Junho de 2021.

“Estamos no período de reavaliarmos o percentual do saldo dos benefícios recebidos. A questão é:  O percentual do seu benefício está adequado? Você pode reduzi-lo? Você precisará aumentá-lo? Faça uma boa análise antes de tomar sua decisão. Não responder a essas três perguntas básicas pode ter um reflexo não desejado no longo prazo. Seja vigilante também com suas finanças,” recomenda a diretora de seguridade e administração da Fapa, Maria Aparecida Saad Gebran.

Segundo ela, a decisão quanto ao percentual deve ser tomada com cautela e reflexão, considerando o cenário atual.

“O cenário da pandemia nos mostrou que ser previdente é essencial para conseguirmos navegar no mar da incerteza. Tornamo-nos mais cautelosos e atentos aos acontecimentos, e principalmente, com a nossa vida financeira. É então chegado o momento de conversamos sobre poupança. Poupar é uma tarefa exigente. Requer disciplina e determinação, e neste cenário atípico de pandemia que estamos atravessando, a última coisa que precisamos é de mais pressão. Na busca de evitar tal pressão, o negócio é planejar, de forma bem consciente, nossas despesas sem perder de vista o futuro. Uma vida financeira mais estruturada pode fazer aquela diferença,” destaca.

Rentabilidade

Em 2020, mesmo com o cenário desafiador de crise causado pelo novo Coronavírus, o Plano Misto alcançou uma rentabilidade de 8,26%. No ano anterior, esse resultado foi um pouco mais expressivo devido ao cenário, alcançando 10,98% de retorno líquido. É importante, entretanto, que ao analisar tais resultados, o assistido esteja ciente de que, apesar de importantes referenciais, não devem ser consideradas como expectativa de rentabilidades futuras.

Para reavaliar o percentual de retirada mensal a ser aplicado, elencamos algumas dicas, confira:

  • Avalie o cenário econômico e as perspectivas futuras;
  • Avalie rentabilidades passadas do Plano;
  • Considere sua situação financeira particular;
  • Avalie se há previsão de desembolsos maiores no curto prazo e se se tratam de fatos relevantes que justifiquem maiores retiradas;
  • Conscientize-se de que elevações do percentual podem acarretar no consumo mais acelerado de sua reserva.

Sobre a rentabilidade da Fapa em 2020 clique aqui

Para acessar seu Extrato de Reserva de Beneficio Percentual do Saldo clique aqui

Confira no vídeo abaixo mais dicas de como proceder a alteração do percentual.

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

comunicado site

Expediente da Fapa – Feriado

Comunicamos que nos dias 11/10 e 12/10 não haverá expediente na Fapa em função do feriado do dia de Nossa Senhora Aparecida.

Veja mais
posse_2

Tomaram posse novos membros dos órgãos colegiados da Fapa

Foram empossados no dia 16 de setembro o novo presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Antônio Ferraro Biasi, o conselheiro deliberativo suplente, Ademir Antônio Rodrigues e o novo diretor de seguridade e administração da Fapa, Hélio de Almeida Machado.

Veja mais

O que você está procurando?