Blog

Um de nossos princípios é a comunicação transparente, dividindo os relatórios anuais e reforçando a conexão e o bom relacionamento com nossos participantes.

Aberto o período para alteração do Percentual do Saldo

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Assistidos em percentual têm até o dia 03 de junho para fazer a alteração.

Teve início hoje (18) o período para alteração do percentual do benefício da Fapa, para os aposentados e pensionistas que recebem na modalidade de percentual do saldo. Assim como no ano passado, a alteração deverá ser feita no Portal do Participante no site da Fapa, com o preenchimento do Requerimento Digital, até o dia 03 de junho.

A alteração é anual (sempre em maio) e não é obrigatória. Caso o assistido opte por não realizá-la, será mantido o percentual do exercício anterior e não será necessário o preenchimento do requerimento digital.

Os assistidos que optarem pela alteração devem indicar no requerimento digital o novo percentual que desejam receber mensalmente, entre 0,5% e 1,0% sobre o seu saldo de conta. A aplicação do novo percentual será sobre a reserva posicionada com a cota do mês de maio de 2022, para a geração do novo benefício a partir do mês de junho de 2022.

Os participantes que saíram em 2022 no PDV, poderão alterar o percentual somente em 2023.

Rentabilidade

Mesmo em um cenário de pandemia e crises diversas no país, pelo segundo ano consecutivo a Fapa obteve uma rentabilidade acima do esperado para o período. A Fundação fechou 2021 com rentabilidade consolidada de 7,33%, superando importantes referenciais de mercado como CDI, com 4,41% e a Poupança, que fechou em 2,98%. É importante, entretanto, que ao analisar tais resultados, o assistido esteja ciente de que, apesar de importantes referenciais, não devem ser consideradas como expectativa de rentabilidades futuras.

Leia mais em (Rentabilidade da Fapa em 2021 fica acima do CDI e da Poupança » FAPA – Fundação de Previdência do IDR Paraná – IAPAR-EMATER)

Para reavaliar o percentual de retirada mensal a ser aplicado, elencamos algumas dicas, confira:

  1. Avalie o cenário econômico e as perspectivas futuras;
  2. Avalie rentabilidades passadas do Plano;
  3. Considere sua situação financeira particular;
  4. Avalie se há previsão de desembolsos maiores no curto prazo e se trata de fatos relevantes que justifiquem maiores retiradas;
  5. Conscientize-se de que elevações do percentual podem acarretar o consumo mais acelerado de sua reserva.

Acesse seu Extrato de Reserva de Benefício Percentual do Saldo no menu lateral do Portal do Participante.

Confira no vídeo abaixo mais dicas de como proceder a alteração do percentual.

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Notícias relacionadas

freepik

Pesquisa da Fiocruz avalia síndrome da Covid longa

Metade das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentam sequelas que podem perdurar por mais de um ano. Essa é uma das constatações de um estudo longitudinal, desenvolvido pela Fiocruz Minas, que avaliou os efeitos da doença ao longo do tempo.

Veja mais
calculadora

Juros do Cheque Especial: Como Calcular?

Seria muito pesado chamar o Cheque Especial de “vilão” disfarçado de “bom moço”? Pense bem antes de atirar pedras. Afinal de contas, ele está ali sempre à disposição, mas é o crédito mais caro de todos. Perigoso, não é? Se você quer aprender como saber os juros do cheque especial e como sair dessa situação, continue aqui!

Veja mais

O que você está procurando?