NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
Lidando com os obstáculos da vida 01/06/2017

Lidando com os obstáculos da vida

Por Izabele Kutz*

Tenho observado no meu trabalho, alguns estilos de comportamento frente a problemas:

1- Estilo Reclamão

Quando encontram um problema geralmente ficam inquietos e desconsertados, às vezes procuram achar um culpado para o ocorrido, que pode ser o chefe, o colega, ou a vida.

Param tudo e colocam foco total no problema, podem chegar a não dormir, acordam de madrugada para remoer o que está ocorrendo. Analisam detalhes do problema, das coisas mais insignificantes a fatos do passado, tudo é destrinchado e reavaliado, geralmente com muitas críticas e julgamentos.

Questionam tudo e podem se colocar no papel de vítima. A postura é de sentar na frente do problema e reclamar. Com isso, só conseguem enxergar o problema e mais nada. Pensam em solução, mas com foco no que alguém teria que ter ou não ter feito, no passado ou o que os outros deveriam fazer hoje para que aquele problema não existisse. A principal emoção é a raiva.

2 - Estilo Ressentido

A postura inicial pode ser de reclamação, mas depois de um tempo começam a analisar as possibilidades de solução e tomam atitudes para contornar o problema. Vão em frente, porém se recusam a esquecer, carregam junto o problema, são pessoas com dificuldade em perdoar e esquecer. Podem carregar a dor do problema muitos anos depois do ocorrido.

E assim vão pela vida, acumulando nas costas problemas vividos. A principal emoção é a tristeza.

3 - Estilo Apavorado

Ainda nem sabem ao certo o que está ocorrendo e já estão pensando nas mil piores possibilidades que podem vir pela frente. Tem pensamentos catastróficos, não analisam com cuidado os fatos e são incapazes de ver oportunidade na crise. A principal emoção é o medo, da onde deriva a ansiedade.

4 - Estilo Resiliente

Esta postura tem foco na solução e não no problema. Encaram os problemas mais como desafios. Analisa a questão só o suficiente para entender quais são as possibilidades de contorno/resolução e logo sai para a ação. Sabem que a vida nem sempre é justa ou perfeita e entende os problemas como parte do pacote. Enxergam nos obstáculos da vida uma oportunidade de acelerar o processo de amadurecimento profissional ou pessoal.

Consegue identificar sua fatia na pizza de responsabilidade e assim não saem atrás de culpados, mas responsabilizam-se pelo que está ao seu alcance fazer. São pessoas mais leves.

E você, qual é seu estilo? Se deseja um estilo mais leve procure desenvolver sua resiliência, pois os problemas sempre estarão por ai para serem enfrentados.


*Izabele Kutz é psicóloga, especialista em Grupos Operativos, Coach pelo INEXH e pela Associação Brasileira de Coaching Executivo Empresarial – ABRACEM. Atua como coach e palestrante. Atualmente trabalha em cooperação com seus vizinhos no resgate do convívio social local, através de ações conjuntas como: festas na rua, horta comunitária, recitais, ações junto aos órgãos competentes para melhoria da segurança, grupos de estudo, etc.

OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X