NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
FAPA participa de nova Dinâmica com a Previc em Curitiba 08/05/2017

FAPA participa de nova Dinâmica com a Previc em Curitiba

Membros dos Conselhos, Comitê de Investimentos e equipe técnica da FAPA, bem como o auditor da patrocinadora, Ramão Fabrício da Costa participaram dia 11 de abril da Dinâmica com a Previc, promovida pela Previpar em parceria com a AssPrevisite.

O tema desta edição foi "O decreto nº 8.992, a nova estrutura Organizacional da Previc e as relações com as Entidades Fechadas de Previdência Complementar”. O evento foi realizado no Hotel Deville em Curitiba e contou com palestras do atuário e sócio da Mirador Assessoria Atuarial, Giancarlo Germany e do Diretor-Superintendente Substituto da Previc, Fábio Henrique de Sousa Coelho.

Germany falou sobre os possíveis impactos nos planos de benefício das EFPCs com as alterações propostas pela PEC 287/16, que trata da reforma do sistema de previdência social brasileiro.

“Muitos planos de benefícios possuem algum vínculo com a Previdência Social, com relação às regras de concessão e manutenção do pagamento dos benefícios ou quanto à formulação de cálculo dos benefícios,” disse.

Os impactos nas entidades, portanto, dependerão da modelagem dos planos, dos perfis dos participantes e das regras regulamentares, podendo gerar ganhos ou perdas atuariais. “Não é possível afirmar que todos os planos vão sofrer os mesmos efeitos com a aprovação da PEC, pois depende muito do perfil de cada grupo” enfatizou.

PREVIC

O Diretor da Previc, Fábio Henrique de Sousa Coelho falou sobre a supervisão prudencial, focando no processo de implantação da Supervisão Baseada em Riscos (SBR), traçando um paralelo com os antigos modelos de Supervisão Baseada em Regras (SBR), além da atuação da Previc e das linhas de defesa.

“A gestão baseada em riscos nas entidades está associada ao desenvolvimento da cultura de controles e metodologia de gerenciamento de risco operacional das EFPCs”.

Abordou também sobre a questão da governança e das melhores práticas, focando no processo decisório de investimentos e na autorregulação. “A principal fonte de risco tem origem no processo decisório de investimentos. O processo decisório é tão importante quanto à alocação eficiente,” disse.

Em seguida apresentou a nova estrutura organizacional da autarquia, aprovada pelo Decreto nº 8.992 em fevereiro deste ano, que fortaleceu principalmente a área de Inteligência e o modelo SBR.

O diretor destacou que uma das principais novidades no desenho da Previc foi à criação da Diretoria de Orientação Técnica e Normas, que amplia o poder de discussão sobre o arcabouço normativo do sistema, visando dar maior protagonismo às atividades de regulação com caráter prudencial.

OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X