FAPA | Fundação de previdência EMATER

NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
Conselheiros participam de curso de qualificação para o exercício da função 14/09/2020

Conselheiros participam de curso de qualificação para o exercício da função

Ser conselheiro Deliberativo ou Fiscal de uma entidade como a FAPA requer dedicação, conhecimento e muita responsabilidade. Mas, quem opta por esta missão, além de contribuir para a gestão do seu plano, tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em um mercado crescente e de extrema importância, considerando seu caráter social e de formação de poupança de longo prazo.

Os novos conselheiros da FAPA, que foram empossados recentemente, participam desde julho do Programa de Capacitação de Conselheiros, promovido pela Previpar em parceria com a Uniabrapp.

O programa, que desde 2009 qualifica os profissionais com solida experiência em suas áreas a atuarem como conselheiros nas EFPC ganhou uma nova versão e passou a se chamar “Conselheiros de Alta Performance”.

“O curso vai além de apresentar e discutir as questões essenciais que envolvem suas responsabilidades, decisões e monitoramento, o programa possibilita o desenvolvimento de ferramentas para que, de forma colegiada, atuem como agentes promotores da boa governança, desenvolvimento e evolução das entidades”, explica a analista de controles internos da FAPA, Regina Correia.

Certificação por Capacitação

De acordo com a analista, com a publicação da Resolução CNPC nº 19/2015, tornou-se obrigatória à certificação do total de conselheiros deliberativos e fiscais dos fundos de pensão. O prazo para a obtenção da certificação é de um ano a contar da data da posse. Ressalvado os casos de administradores estatutários tecnicamente qualificados (AETQs) que devem ser certificados antes mesmo de assumir o cargo.

Segundo ela, o curso permite que os conselheiros sejam habilitados à certificação por capacitação pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

“A certificação é um processo de aferição de conhecimento e/ou habilidades em determinada área com o objetivo de atestar a sua competência no exercício do cargo ou função. Os conselheiros da FAPA que iniciaram mandato em 01 de junho de 2020 já estão em processo de obtenção da referida certificação, através da realização de Curso de Conselheiros, que tem por objetivo qualificar os profissionais a atuarem como conselheiros nas EFPC,” conclui Regina.

OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X