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FAPA aprimora processos e investe em inovações em 2019 04/11/2019

FAPA aprimora processos e investe em inovações em 2019

A inovação tem sido a marca da FAPA nos últimos meses. A entidade tem investido no aperfeiçoamento de processos, aderindo às novas tecnologias, com o objetivo de se preparar para a comercialização dos novos planos, projeto da entidade para 2020, bem como aprimorar o atendimento as necessidades e demandas dos participantes e assistidos.

Um exemplo dessas ações é a informatização do processo de solicitação de empréstimos, realizada pela entidade em março deste ano.
Segundo o analista de investimentos da FAPA, Mayron Wosniak, após a mudança e aprimoramento do simulador de empréstimo, para apresentar dados mais atualizados e a possibilidade de envio da Proposta diretamente pelo sistema, o setor de Empréstimo ganhou eficiência nos atendimentos.

“Em primeiro lugar o participante ganhou na agilidade da sua solicitação e na elaboração do contrato, vinculando-o às bases dos sistemas da Fapa e diminuindo consideravelmente os erros de preenchimento e reenvio. Em segundo lugar, o número de ligações para solicitar simulações diminuiu substancialmente, liberando os colaboradores da área para execução e implantação de novas atividades, processos e análises que eram necessárias e necessitavam de disponibilidade de tempo,” destacou.

A redução de emissão de documentos em meio impresso, também teve importante impacto na entidade. Em abril, a área de Benefícios, deixou de enviar os demonstrativos de pagamento dos benefícios aos assistidos pelos Correios, e passou a disponibilizá-los na área restrita no site da entidade.

“Com essa medida, além investirmos em práticas mais sustentáveis, reduzimos custos de impressão e envio que eram relativamente altos. O ganho que também dever ser considerado é na produtividade diária, já que a equipe precisava disponibilizar tempo para embalar e despachar a documentação,” afirma a coordenadora de benefícios da FAPA, Daniela Machado.

Segundo ela, outra mudança importante e estratégica foi à chegada de mais uma colaboradora para a área de benefícios, uma vez que a entidade prepara novos planos para serem comercializados a partir de 2020.

As reestruturações também alcançaram os atendimentos aos participantes e assistidos, com a implantação no mês de outubro dos novos canais de relacionamento. “Com os novos canais, as demandas dos participantes e assistidos, enviadas por e-mail, ChatOnline, WhatsApp ou Facebook são acessadas pela equipe da FAPA dentro do ambiente de uma plataforma, gerando maior agilidade e efetividade nos atendimentos,” ressalta o analista de tecnologia da informação da FAPA, Alexandre Zemuner.

Na comunicação, o “Giro da FAPA”, lançado em agosto, tem levado informações aos participantes e assistidos, em formato de PODCASTS, sobre os principais assuntos em pauta na entidade.

“A proposta dos Podcasts é trabalhar assuntos pontuais em áudios curtos, de dois a três minutos, com o objetivo de fortalecer nossa comunicação e relacionamento com os participantes e assistidos. Até o momento foram lançados 8 programas e os resultados tem sido muito positivos,” destaca a analista de comunicação da FAPA, Camila Moraes.

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