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Resultados da Pesquisa de Satisfação FAPA 2018 são apresentados 26/06/2018

Resultados da Pesquisa de Satisfação FAPA 2018 são apresentados

A FAPA apresentou neste mês os resultados da Pesquisa de Satisfação realizada no início do ano, com os participantes ativos, aposentados e pensionistas.

A pesquisa contou com a participação de 143 pessoas, o que corresponde a 12% do público total da entidade 1162. Responderam ao questionário 15% dos 731 participantes ativos da entidade, 8% dos 355 aposentados e 4% dos 73 pensionistas.

“A pesquisa tem o objetivo de mensurar o que o público da FAPA está pensando, sentindo e comentando sobre os processos de comunicação, relacionamento e atendimento, bem como, trabalhar melhorias em tais áreas,” explica a diretora presidente da FAPA, Cláudia Janesko.

Os índices de satisfação foram de 64% quanto à comunicação, 59% quanto ao Relacionamento, 51% quanto a Gestão da Entidade e 47% quanto ao Plano Misto. Já os índices de neutralidade se mantiveram entre 10% e 27%, enquanto os de insatisfação ficaram abaixo de 5%, em todos os quesitos.
Os canais de atendimento também foram avaliados e a pesquisa revelou que o telefônico é o mais utilizado, por 87% dos ativos e 94% dos assistidos. Em relação à qualidade desse tipo de atendimento, 44% das avaliações foram “Ótima ou Boa”, sendo o melhor avaliado dentre todos os outros canais.

Em relação aos canais de comunicação, o Relatório Anual recebeu as melhores avaliações. Foi considerado “Ótimo ou Bom” por 82% do público e “Regular ou Ruim” por 12% dos respondentes.

A pesquisa revelou também, que apesar de grande parte dos respondentes possuírem perfis em redes sociais (65% no Facebook, 12% no Instagram e 3% no Youtube), mais de 90% deste público não acompanha a FAPA em tais plataformas.
“Com base na pesquisa vamos trabalhar novas estratégias para as redes sociais, com conteúdos que gerem maior interesse e engajamento do nosso público. Além disso, estamos testando outras ferramentas para a comunicação, como, por exemplo, o WhatsApp que já é utilizado por mais de 80% dos participantes da pesquisa,” afirma Janesko.

O questionário possuía nove perguntas de múltipla escolha de preenchimento obrigatório, mas os respondentes poderiam também fazer comentários, reclamações ou dar sugestões.
Os respondentes fizeram elogios reforçando o sentimento de confiança na entidade, expressaram inseguranças quanto ao futuro, sugeriram melhorias na comunicação, maior presença da FAPA nas regiões e a retomada das ações pré-aposentadoria.

Já as reclamações se referiram aos valores dos benefícios da FAPA, a dificuldade no entendimento dos termos utilizados pela entidade em suas comunicações, dúvidas quanto ao Plano Misto, aos tipos de aposentadoria e as novas adesões.

Acesse aqui o Relatório com os resultados da pesquisa.

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