NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
Conselhos se reúnem, já com nova composição 29/06/2018

Conselhos se reúnem, já com nova composição

Nos dias 19, 20 e 21 de junho os Conselhos Deliberativo e Fiscal da FAPA realizaram suas reuniões ordinárias, já com a participação dos novos membros eleitos e indicados.

Ambos os grupos acompanharam no dia 19, via conexão online um Workshop realizado pela Abrapp sobre instrução CMN 4.661/2018, com a apresentação do Diretor Superintendente da Previc, Fábio Coelho. O assunto tem sido amplamente discutido entre as entidades, uma vez que traz modificações importantes nas regras de investimentos.

Já o dia 20 foi dedicado à apresentação dos resultados de uma pesquisa de satisfação realizada com os participantes e dos resultados da carteira de investimentos.

O último dia da reunião contou com a presença do sócio da consultoria Aditus, Guilherme Benites e do gestor da Vinci Partners, Fernando Luvisotto.

Benites fez uma contextualização do cenário macroeconômico e apresentou um estudo comparativo de desempenho da carteira da FAPA com outros planos de benefícios.

Ele destacou que enquanto os últimos meses foram marcados, principalmente, por questões geopolíticas, o principal condutor do desempenho do mercado brasileiro no mês de maio, se deu pela greve dos caminhoneiros.

“Com a quebra produtiva resultada do fraco abastecimento e a queda na confiança dos agentes econômicos, os efeitos da paralisação na atividade econômica são difíceis de mensurar – mas bastaram para o derretimento dos principais índices econômicos locais e o surgimento de ainda mais incertezas para os próximos meses,” destacou Benites.

Na mesma linha, Luvisotto apresentou as expectativas para o mercado financeiro, abordou sobre o cenário mundial e o posicionamento tático da carteira de investimentos da FAPA.

“A carteira da FAPA já está sob nossa gestão, e na composição por classes de ativos, podemos dizer que houve pouca alteração. Acho que a discussão que temos que começar a ter com calma nesse momento é quanto ao dólar, ver se a gente faz alguma coisa ou não,” destacou.

A diretora presidente da FAPA, Claudia Janesko ponderou que a entidade tem trabalhado junto a Aditus Consultoria e a Vinci em estudos para avaliar as melhores opções para os investimentos frente à realidade atual da FAPA.

“Além dessa questão do cenário macroeconômico, estamos no auge do PDV. Já passamos para a Vinci o que temos de desembolso nesse primeiro lote, de 122 participantes que saíram em maio, mas a gente tem um volume expressivo de implantações em junho. Numericamente não é tão diferente, estamos falando de 122 contra 126 em termos quantitativos, mas em termos qualitativos em julho o volume de saída de recursos vai ser mais expressivo, porque são as maiores reservas. Esse é outro ponto que estamos trabalhando bem, a “seis mãos”, já que a Aditus também está acompanhando conosco essa discussão, porque temos além do fluxo de saída de capital por conta do PDV, o vencimento de NTBS em agosto, cujo volume também é grande,” destacou.

OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X