NOTÍCIAS

Fique sempre por dentro do que acontece
Começa o Junho Vermelho. E não é pela Copa do Mundo na Rússia 01/06/2018

Começa o Junho Vermelho. E não é pela Copa do Mundo na Rússia

Começou o Junho Vermelho. Mas não é por causa da Copa do Mundo de Futebol na Rússia, que tem início no dia 14. O mês é dedicado ao estímulo para a doação de sangue no Brasil, uma iniciativa do Movimento Eu Dou Sangue. “O Junho Vermelho surgiu para alertar os brasileiros de que sangue não se compra, não se fabrica e que qualquer pessoa a qualquer momento pode precisar dele”, ressalta Diana Berezin, uma das duas criadoras do Movimento.

Pesquisa realizada no ano passado, encomendada pelo Movimento, em parceria com o Instituto Datafolha, indicou que o brasileiro não costuma doar sangue: cerca de 92% dos entrevistados declararam que não participaram de doações nos últimos 12 meses.

No Paraná a doação de sangue também tem forte campanha. Com o feriado de Corpus Christi, a rede de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) convidou os paranaenses e turistas que estiverem de passagem pelo Estado a doarem sangue. Os hemonúcleos de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Maringá, Londrina e Apucarana funcionaram normalmente na sexta (1).

A campanha Junho Vermelho recebe apoio em vários estados e cidades do País. Em Curitiba, durante o mês monumentos como a cúpula do Jardim Botânico costuma ser iluminada de vermelho.

Efeito greve

O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, explica que os estoques estão regulares, mas é essencial que a população compareça aos hemonúcleos para não agravar a situação, pois devido à paralisação dos caminhoneiros a rede enfrentou redução de mais de 30% nas doações de sangue em todo Estado.

O Hemepar é responsável pelo abastecimento de quase 90% do estoque de sangue da rede pública. São 384 hospitais cadastrados que necessitam de 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês, cerca de 700 a 800 por dia.

Fonte: Bem Paraná

OUTRAS NOTÍCIAS

Veja aqui outras notícias
FALE COM A FAPA
Previc FAPA

Agência Eureka! Agência de publicidade e propaganda
Obrigado. Responderemos em breve.
X